domingo, 15 de julho de 2007

Tomati - "Fusion man ou fusão nuclear musical"


No site desse grande fera da guitarra e das ondas (ele gosta de surfar nas horas vagas), encontramos as referências obrigatórias ao programa do Jô, no qual se destaca, mas acima de tudo, parece faltar algumas informações, pois este guitarrista faz muita coisa há muito tempo, e sem dúvida esta entre os melhores...e com o perdão do trocadilho que eu sei que ele já ouviu milhares de vezes...um cara cheio de "molho".
BIOGRAFIA :.
Nascido em São Paulo no dia 05 de outubro de 1966, Carlos Nascimento (Tomati), começou na música muito cedo, por volta dos 5 anos de idade como autodidata, tirando músicas de ouvido.
Teve suas primeiras aulas de violão aos 10 anos com o professor Luiz Antônio Ruiz.
Estudou 4 anos na conceituada escola do Zimbo Trio o CLAM (Centro Livre de Aprendizagem Musical) com os professores Valdo Luir, Conrado e Fernando Correa.
Nessa época Tomati fazia parte de duas bandas a Contra Tempo, que era uma banda formada por alunos do CLAM (jazz e bossa nova), e Jota Paulo e Seus Óculos Escuros (pop) formada por um bando de Malucos Adoráveis e que adoravam a MPB!
Sofreu influência da música de Milton Nascimento, Elis Regina, Hélio Delmiro, Baden Powel, Tom Jobim e João Gilberto, e de músicos estrangeiros como Oscar Peterson, Joe Pass, Jeff Beck, Jimi Hendrix, Pat Martino e Pat Metheny.
Foi homenageado pelo Zimbo Trio, tendo a oportunidade de tocar com eles em uma das audições da escola no MASP (Museu de Artes de São Paulo) em 1985.
Sérgio Bartolo e Tomati, no CLam!! 1985.
Ficou um ano dando aulas e estudando inglês no CEL-LEP.
Enquanto isso, terminava o 2º grau na EESG Padre Manuel de Paiva!
E pegava umas ondas em Mongaguá! Litoral sul de São Paulo!
Onde ganhou o apelido de Tomati, por causa de seu carro!!!
Em 1987 Tomati foi para Los Angeles, para estudar no Musicians Institute em Holywood, Califórnia, especificamente no GIT (Guitar Institute of Technology).
Estudou com grandes feras como Joe Pass, Don Mock, Joe Diorio, Scott Henderson, Frank Gambale, Paul Gilbert, Dan Gilbert, Jeff Berlin, Larry Carlton, Gary Willis, Norman Brown, Carl Shroeder etc...
” PASSEI UM ANO ESTUDANDO UMAS QUINZE HORAS POR DIA TODOS OS DIAS E AINDA ME DIVERTI BASTANTE! FUI A SHOWS, AO CINEMA, ANDEI DE SKATE, SURFEI, NAMOREI, FIZ AMIGOS, E AINDA APRENDI A FALAR INGLÊS, FRITAR OVO, FAZER ARROZ E PASSAR ROUPA!! ”
ALEM, É CLARO, DE PASSAR POR QUATRO TERREMOTOS!! O MAIS FORTE MARCOU 6.2 NA ESCALA RICHTER!
Durante meus estudos no GIT, recebi a visita do meu irmão Marcelo Lima! Quem me mostrou pela primeira vez, o som de Scott Henderson!
Marcelo, filho da maravilhosa cantora Alaíde Costa, comprou minha Les Paul e fotografou esse momento incrível, com Scott Henderson e minha nova guitarra.
Uma Hamer!
Foi considerado por Don Mock, "UM DOS MAIS FINOS GUITARRISTAS DO ANO".
De volta ao Brasil em março de 1988, Tomati começou a participar intensamente do cenário musical brasileiro fazendo workshops, gravando vários jingles para comerciais de televisão, deixando sua marca guitarrística em comerciais da C&A, Puma, Shell, M2000, entre outros.
Foi convidado a fazer parte da banda TNT (todas na trave), tocando assim ao lado de grandes músicos como Faiska, Alvaro Gonçalves, Celso Pixinga, Maguinho, Pedro Ivo etc..
Paralelamente a todos esse trabalhos, Tomati gravou algumas de suas composições instrumentais com o Sub Solo Trio (disco lançado em vinil, em 1990).
O SST, era formado por: Edu Martins no baixo, Cuca Teixeira na bateria e Tomati na guitarra.
Participou de discos de grandes feras como Albino Infantozzi e Celso Pixinga.
Integrou a Jean Luc Ponty Cover Band com o violinista Cassio Poletto.
Tocou com Eduardo Araujo, Afonso (do grupo dominó), Mauricio Mattar, Os Incriveis, Marcio Montarroyos, Nico Assumpção, Marcos Resende, Albino Infantozzi, Luiz Avelar, Leo Gandelman e muitos outros.
Inaugurou a casa Mistura Fina, da Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro!!
Tocando primeiro com a banda de Marcio Montarroyos e depois com a banda de Nico Assumpção!!
Integrou a banda gospel Katsbarnea por aproxidamente 1 ano mais, não gravou nenhum disco com a banda.
Sua última turnê como side man, foi com a cantora Fafá de Belém passando por várias cidades do Brasil, Portugal e África.
“- Em Roma, conheci o grande pintor o violonista clássico Tancredi Magenta!!! “
Tomati produziu, a pedido de João Marcelo Boscoli, um disco para o cantor Supla, uma linguagem diferente misturando música brasileira, jazz e hard core, apelidada em Los Angeles pelo produtor Liminha de Bossa Furiosa, infelizmente, não saiu. Participou do disco de vários artistas e músicos como: Angelica, Fatima Nascimento, Nall, Silas Fernandes, Celso Pixinga, Albino Infantozzi, Mr Motaba, Mila Christy, e vários outros.
Gravou um disco para o projeto Instrumental CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil)
Participou do grupo Master Reunion com o saxofonista americano David Richards.
Idealizador do projeto Planet Jazz em São Paulo, um espaço para jazz-maníacos que teve a presença em 1995, de músicos como, Ernie Wats, Rique Pantoja, Nico Assumpção, Teco Cardoso, Faiska, encerrando com a banda do guitarrista Scott Henderson e do baixista Gary Willis, Tribal Tech.
Deu aula dois anos consecutivos no Festival de Inverno de Campos do Jordão (1996 e 97), ao lado do trombonista, professor da Berklee, Phill Wilson .
Tomati também passou por Escolas e Conservatórios em São Paulo como professor e conselheiro.
Tomati já endossou marcas famosas de amplificadores, guitarras, cabos e cordas, entre elas: Oliver, Meteoro, Giannini, Washburn, Samick, Tagima, Dean Markley, Godin, Epiphone, Korg, Suhr, Craft, Nig ,Gibson e Marshall.
Tomati gravou uma vídeo aula entitulada Guitarra Jazz e Improvisação produzido pela “Aprenda Música” Vídeo.
Tomati já traduziu workshops de guitarristas famosos como:
Scott Henderson, Frank Gambale Mike Stern.
Participou do livro Fifteen, produzido pelo conservatório Souza Lima, que contém aulas e dicas de 15 guitarristas e acompanha um Cd com uma de suas composições 'CALIMA'. A partitura do livro pode ser encontrada no site oficial www.tomati.com.br
Fez uma jam com Harry Conick Jr. Em uma das edições do Free Jazz Festival.
Fez uma pequena turnê pela Europa e Estados Unidos, onde tocou em várias casas noturnas na Holanda, Itália, Portugal, Nova York, New Orleans, Orlando.
Tocou no Marants Jazz Festival 1998, no Bourbon Street Music Club, onde abriu os shows de Take 6 e Jimmy Smith.
No final de 1998, Tomati foi convidado pelo apresentador multimídia Jô Soares, a participar do seu talk show Jô Soares 11:30 na emissora “SBT“, do Silvio Santos, (onde trabalhou durante um ano).
Ainda em 1998, Tomati lança o disco ”TOMATI HOMELESS TRIO” LIVE IN SÃO PAULO (Jazz Rock), gravado ao vivo no Sanja Jazz Bar, em São Paulo, dia 7 de outubro de 1998.
Hoje em dia o talk show é conhecido por PROGRAMA DO JÔ , exibido de segunda a sexta pela emissora Rede Globo de Televisão.
No Programa do Jô, Tomati pôde mostrar sua veia humorística participando de quadros maravilhosos!
Tomati fez uma jam com o guitarrista Joe Satriani que lhe rendeu elogios de satch em seu site, dias depois:
I PLAYED A SOLO ON THE JO SOARES SHOW, HE´S LIKE THE DAVID LETTERMAN OF BRAZIL...THE GUITARRIST IN THE HOUSE BAND IS A GREAT GUY AND A NEW FRIEND, HIS NAME IS TOMATI... WE HAD A GREAT JAM ON LIVE TV!!Tnx Joe Satriani
Ao lado de Jô e seus parceiros do programa de TV, Tomati faz parte do CD histórico da carreira do apresentador, o primeiro em que ele (Jô) se apresenta como músico e cantor.
JÔ SOARES E O SEXTETO.
No disco, três (3) arranjos do Tomati : Making Woopie, Enkrenka e Um Croquete
Participou das gravações do Programa do Jô durante as Olimpíadas de Sydney na Austrália em 2000.
Tomati tocou em várias vernissages do artista ACHILLES LUCIANO !!
Em 2000, Tomati lança seu primeiro CD inteiro cantado, Nascimento, pela gravadora Lua Discos.
Para inaugurar a nova fase de sua carreira, além de músicas próprias, escolheu canções de Tom Jobim e Carlos Lyra, entre outros. O disco foi produzido por Beto Ruschel, artista multimídia com atuações em televisão, cinema, música e teatro.
No CD Nascimento, músicas de Tomati como Carlos, que entre outras referências é uma homenagem a Carlos Santana e foi criada quando o guitarrista mexicano ganhou o prêmio Grammy. Entre as releituras estão Lígia de Tom Jobim, Chove Lá Fora de Tito Madi (muito elogiado pelo próprio autor), Sabe Você de Carlos Lyra & Vinícius de Moraes e um "clássico" da canção italiana, Estate.
O lançamento do disco Nascimento foi feito no Bourbon Street, em São Paulo!
Tomati também foi premiado pela gravadora com um belo vídeo-clipe da música 'Carlos' produzido por Sergio Moura, Promolider. Gravado no litoral norte de São Paulo.
Entre as casas que aparecem no vídeo clip 'O Galeão', que tem uma guitarra doada por Tomati!
Em julho de 2002, tomati inaugura o Oxford Pub. Um lugar com ótima cerveja e um espaço musical muito interessante, criado por Beto Rushel!
Seu projeto "Lord's Chldren" foi lançado no mercado no formato de revista com cd em 2005.

Nenhum comentário: